As faixas publicitárias são resistentes e versáteis e chamam muito a atenção das pessoas para marcas, produtos, serviços e campanhas de conscientização. O custo de produção é baixo e, se tomados os devidos cuidados, as faixas de divulgação podem transmitir informações nos mais variados locais e de forma contínua.
Muito utilizadas em campanhas eleitorais, lançamentos, inaugurações e promoções, além de uma gama enorme de ocasiões, as faixas publicitárias são materiais comuns e bastante visualizados em fachadas, praças, ruas, enfim locais de maior circulação. Elas são úteis, também, para ambientes fechados, desde que não muito pequenos.
Nesse post, vamos instruir como produzir suas próprias faixas.
Os modelos e tipos de faixa também variam muito. Elas podem ser, por exemplo, horizontais ou verticais, sendo estas primeiras mais comuns porque é mais fácil achar locais para elas. As verticais exigem espaços mais específicos, com altura suficiente.
Como já dissemos, as faixas normalmente são expostas em locais com passagem de diversas pessoas e, por isso, devem ser visualizadas a grandes distâncias. Por isso, os melhores formatos são os grandes, de forma que sua mensagem possa ser vista facilmente e destacada entre tantas outras publicidades que nos rodeiam.
Isso não quer dizer que você possa escrever textos longos. Pelo contrário, as faixas são materiais próprios para textos curtos, e uma comunicação rápida, bem direta e objetiva. O melhor é investir em uma frase de leitura simples, destacando somente as informações mais importantes. Não ultrapasse as cinco ou seis palavras porque geralmente as pessoas estão passando com pressa e não tem tempo de ler, caso o texto seja muito maior do que isso.
E na hora de escolher as cores, prefira as que têm mais contraste entre si. Isto é fundamental para o destaque da informação. As cores fortes e vibrantes são as mais recomendadas.
Tudo bem que você queira chamar a atenção, mas deve fazer isso pela qualidade. Se você for colocar uma imagem, cuide para que ela esteja em alta resolução e evite colocar mais que uma para não poluir a faixa. Isso tudo para que, na hora de imprimir, a foto ou ilustração fique bonita e de acordo com a imagem que você quer passar de sua empresa ou serviço. Se você tem uma loja, por exemplo, e quer anunciar uma liquidação, use a mesma identidade visual da loja para fazer sua faixa.
Na hora de desenhar e distribuir imagens e letras no espaço, pense na estética, na combinação das coisas. Mantenha espaço entre uma informação e outra para passar uma mensagem de forma clara. Quanto ao tipo de letra, opte pelas mais simples e sem serifa – aquele tracinho que acompanha o desenho de cada uma das letras. Arial, Calibri ou Cambria são as mais indicadas.
Preste muita, mas muita atenção ao português. Observe a gramática, a ortografia, os acentos e a pontuação. Revise diversas vezes antes de imprimir. O leitor percebe quando tem erros de português e isso denigre sua imagem.
As faixas podem ser impressas em diversos materiais, como lona brilho, lona fosca, lona mesh e tecido. Veja qual é o mais atraente para o seu tipo de público e para o local onde o material será exibido. Se for ao ar livre, tem que ser um material resistente à chuva e outras intempéries.
As medidas mais comuns são: 30X90cm, 60X90cm, 70X120cm, 80X120cm, 100X120cm, 100X150cm e 100X200cm. No entanto, nada impede que você opte por fazer a sua faixa em um tamanho personalizado. Dentre as especificações, uma boa alternativa é fazer faixas com mesh, que é como uma tela perfurada, onde a faixa é impressa. Outra recomendação é o uso de ilhós (suportes de metal, usados na faixa para prendê-las com enforca gato) a cada 30 centímetros.
Se você tomar todos esses cuidados, certamente sua faixa cumprirá seu objetivo. Porém, todo esse trabalho não terá resultado se a faixa não for impressa numa boa gráfica.
ENVIAMOS PARA TODO O BRASIL
Fale com nossa equipe de vendas pelo telefone, WhatsApp ou ligue e solicite um orçamento.